Wednesday, October 18, 2006

Comece a namorar em 5 minutos

Acabo de ver na internet um banner que chamou minha atenção: “Comece a namorar em 5 minutos”. Tudo bem, os tempos são de mudanças, tudo é muito rápido e “moderno”, (moderno é a coisa mais antiquada a ser dita, desculpem a terminologia), mas impressiona ler um anúncio desses. A lógica que gera anúncios bizarros como o que vi acima não é de todo tão absurda. Já vi simpatia, orgulho, coragem e paixão serem vendidos como acessórios de um produto inspirador como um creme de barbear. Entendo os motivos dos anunciantes, mas o produto deles é tão ruim assim pra embutir tanta fantasia junto?

Pode ser um nivelamento por baixo, são poucos os anúncios que não prometem o mundo a seus pés, até um chiclete pode se tornar uma arma de sedução infalível. Praticamos perigosamente uma política de substituição de sentimentos, não compramos mais apenas produtos ou serviços, mas sim sentimentos e emoções, em falta no mercado real, mas sobrando no mercado publicitário. Gostaria de saber a partir de quando essa negociação passou a ser possível. A indústria estimula esse comportamento e engorda o monstro regado a sonhos e aspirações perfeitas.

O poder embutido nos produtos foi tanto que hoje começa a ser vendido separadamente. O melhor de tudo é que os sentimentos e emoções ganharam o mesmo formato consagrado que ajuda a vender desde refrigerantes até apartamentos. As leis de mercado enfim se aplicam aos sentimentos, as possibilidades são imensas! Nunca houve tamanha carência de toque, sentimento, carinho, mas também nunca as pessoas tiveram tantas possibilidades de gastar, embora com o tempo cada vez mais reduzido. Sem intermediações, sem investimentos demorados, você informa sua necessidade, outra pessoa informa a dela e em 5 minutos vocês estão namorando.

É muito prático, como em uma tabela, você procura um perfil, lá escolhe idade, renda, cor de pele, peso, cabelos e até a personalidade da pessoa pretendida. Na visão dos modernosos internautas, todo o processo de conhecer alguém, ouvir, entender a pessoa era algo obviamente desnecessário. Ali, na tela, com alguns cliques, está tudo que você precisa saber. Imagine a riqueza de uma relação assim, nada de erros de avaliação, nenhuma chance de se apaixonar pela pessoa errada.

E seu coração, já está ao alcance de um clique?

1 comment:

Anonymous said...

Pode parecer engraçado, mas conversando com uma pessoa, que é casada há 4 anos, perguntei como se conheceram. Ela me disse que estava lendo seu email e viu exatamente este banner. Ela conheçou o cara e se casaram. Bom, foi muito engraçado quando ela me contou tanto que eu fui buscar no google sobre este banner para ver como era o banner e acabei caindo no seu site. Abraços.