Tuesday, October 03, 2006

Cacareco

Em 1959, o rinocerante Cacareco ficou famoso no país inteiro ao ser “eleito” deputado graças à sua expressiva votação. Desde então, surgiu o voto-cacareco, uma forma de deboche ou protesto contra a situação política do país. Os eleitores continuaram bem humorados nas eleições seguintes e deram votações expressivas a figuras como o pseudo-herói Chapolin ou a personalidades do reino animal que se destacavam de vez em quando. A farra correu solta até a implantação do voto eletrônico, cobrindo a totalidade do território brasileiro desde 2000.

O trânsito livre de bobagens propiciado pela cédula de papel foi substituído pela carranca dos dígitos, intolerantes com qualquer gracinha. Apesar das novas limitações humorísticas, o eleitor continuou improvisando para fazer valer o seu protesto, seu bom humor ou a sua simples burrice. Você já deve conhecer os mais novos membros de nossa classe política: Clodovil, Mano Changes e Paulo Borges, só pra ficar nos top-top.

O processo democrático brasileiro falha justamente ao tentar conferir uma aura de seriedade ao que é tratado pela população com escárnio, descrédito ou ignorância. No lugar de urnas eletrônicas, tragam de volta as cédulas de papel, dessa vez com espaço adequado para a criatividade do brasileiro. Ao invés de debates supostamente imparciais, promovam um Big Brother com os admiráveis concorrentes aos cargos. No lugar de campanhas de conscientização sobre o voto, realizem novelinhas contando a trajetória de cada candidato.

E, se algum animal for eleito, dêem a ele os quatros anos a que tem direito. Quer dizer, isso vocês até já fazem...

No comments: