Thursday, October 19, 2006

Ladies First

Dias atrás, num desses papos entre camaradas comunicadores não comunistas, veio à tona a seguinte questão: quando se fala em sociedade capitalista, o que primeiro vêm à sua cabeça? Enquanto você vai pensando nas explicações que te levaram a pensar na Coca-Cola em primeiro lugar, deixe-me colocar a minha visão a respeito.

Somente duas coisas me passaram pela cabeça diante dessa questão e em segundo lugar estaria a referida e incontestável Coca-Cola. O meu Top of Mind dessa categoria é algo que pode parecer polêmico, mas que, ao meu ver, é indiscutível o fato de que nada é tão representativo da sociedade de consumo quanto a mulher.

A mulher é a mola mestra que impulsiona o sistema, sem a qual ele estaria completamente falido. Eu estou pessoalmente convencido de que essa conversa de emancipação feminina foi a saída de um economista muito sagaz - a quem hoje eu chamo de "meu ídolo" - para aumentar o potencial de vendas de sua empresa e reduzir o rombo que a véia insuportável, a quem costumava chamar de sua esposa, provocava em seu bolso. A mulher no mercado de trabalho, ganhando e, principalmente, gastando o seu dinheiro é a grande sacada do capitalismo atual e a maior benesse que baixou sobre nossos dias.

Benesse sim, vejam o cenário: sem a mulher, Fidel seria o principal líder mundial, Mão Tse-tung estaria no lugar da Estátua da Liberdade, Chê Guevara daria lugar ao Tio Sam nas estampas das camisas, Lula seria um sujeito tão feliz quanto confuso, uma vez que precisaria enfim entender o que é o socialismo, e a Gillete estaria em apuros, já que, a começar por Marx, comunistas parecem ter problemas graves com a idéia de fazer a barba. Um cenário que, além de hediondo, nos conduz à lógica conclusão de que Heloísa Helena é a personificação do paradoxo universal.

Bom... o cenário estava montado, o capitalismo já tinha descoberto sua musa, mas o destino se encarregou do golpe final: fez com que Top 1 e Top 2 se cruzassem num desses bares de esquina da vida. Tudo começou numa monótona tarde chuvosa de terça-feira, quando um cientísta de produtos da Coca-Cola, no auge da sua falta do que fazer, vira para o outro e diz que é capaz de tirar o gosto da bebida, torná-la uma verdadeira merda e ainda assim, o produto ser um sucesso de vendas. O segundo aceitou o desafio: estava criada a Diet Coke, que mais tarde veio a se chamar Coca Light e mais, criou todo esse inferno de linhas de produtos light que invade nossas geladeiras e tiram o sabor da vida, só por causa da neura dessa mulherada que SEMPRE está "precisando emagrecer"!!!!!

Para piorar a situação, semana passada a BBC Brasil anunciou que outro desocupado da Coca-Cola criou um refrigerante que vai muito além da redução dos valores calóricos. A empresa jura que o consumo de 3 latas da nova bebida queima 100 calorias, o equivalente a uma maçã. A parada vai ser lançada em novembro e, com ela, a Coca-Cola impulsiona não somente as suas vendas, como também todo o mercado de freezers e geladeiras, porque, pode ter certeza que a sua casa vai precisar de mais uma só para as latinhas. Só espero que você seja macho suficiente para dizer que a grana para o freezer e para as latinhas vão sair do cartão de crédito dela!!!

2 comments:

Anonymous said...

Haha eu sei de onde você tirou a inspiração desse post! la la la!!!
Mas, falando sério, essa parada de Coca que queima caloria é verdade??
manu

cherrytati said...

Hein? (para duas coisas)