Wednesday, October 11, 2006

Lógica

Por que incluir e ser solidário são questões de resposta fácil. Infinitamente mais difícil é entender por que excluir e ser indiferente.

Sob um viés econômico, só há vantagens em tirar cada vez mais pessoas da faixa de miséria. Quanto maior o mercado consumidor, maior a riqueza da nação e, conseqüentemente, a de cada cidadão, inclusive você.

Na perspectiva social, as vantagens são ainda maiores, o custo brasileiro para manter cada preso é de R$ 700 por mês. Uma cesta básica, capaz de alimentar tranqüilamente uma família como a do referido presidiário, custa R$ 400. Teria sido bem mais inteligente garantir ao menos a alimentação das famílias desse povo antes que o crime aparecesse como sua única oportunidade de encher a barriga. Considerando os milhares de detentos do sistema prisional do país a economia seria da ordem de milhões de reais. Uma economia que poderia propiciar uma queda de impostos bastante interessante para seu bolso.

Considerando o lado profissional, ajudar os outros é um ótimo negócio, hoje em dia pega superbem. Empresas de renome dão preferência de contratação a pessoas que prestam trabalho voluntário. Quem sabe não é esta sua chance de conseguir um empregão?

Já sob o aspecto humanista, um país com menos mazelas sociais teria grandes chances de ser considerado uma nação de Primeiro Mundo. O Brasil enfim contaria com uma injeção poderosa de capital estrangeiro, você seria enfim um cidadão de primeira classe, cheio de novíssimos dólares no bolso. Seria o fim das revistas humilhantes que você é obrigado a aceitar cada vez que desembarca em um país deslumbrante. Seria outra história, você deixaria de ser um mísero cidadão do Terceiro Mundo.

Analisando geneticamente, você é 99,9% igual a qualquer pessoa no mundo, por que excluir alguém tão parecido assim com você? Se você dá tanta atenção à aparência, talvez sua semelhança com um camundongo (98%) ou chimpanzé (99%) seja mais forte. Talvez, exatamente como os bichinhos, você escolha se relacionar com os outros apenas por meio de seus critérios mais primitivos e bestiais.

A cultura da solidariedade e da inclusão é questão de absoluta lógica. Ate mesmo quando motivada pelas mesmas razões absurdas que causam a exclusão e a indiferença.

No comments: